segunda-feira, 5 de setembro de 2016

São Tomás de Aquino e o Tomismo


São Tomás de Aquino foi um Monge que viveu no século XIII, entre os anos de 1225 e 1274, na Itália. Seguiu a ordem dominicana e teve carreira acadêmica na Universidade de Paris. Sob forte influencia da filosofia de Aristóteles, Platão e de Santo Agostinho ele criou uma doutrina chamada tomismo que se tornou um marco da filosofia medieval. Nesta doutrina ele unificou o pensamento aristotélico  com a fé cristã. Conforme Marcondes (2002 p. 126), “São Tomás mostra então que a filosofia de Aristóteles é perfeitamente compatível com o cristianismo, abrindo, assim uma nova alternativa para o desenvolvimento da filosofia cristã”.

Para ele o conhecimento se origina de duas ordens: a natural e a sobrenatural. A ordem natural é adquirida pelo uso da razão e que busca o conhecimento por meio da ciência. Esta tem métodos próprios de investigação e a filosofia é um forte instrumento para a obtenção da verdade. Já a ordem sobrenatural é adquirida por revelações divinas e a verdade é obtida por meio da fé. Para este filósofo estas duas ordens não são opostas, como aparentam, e sim complementares. Segundo Costa (1993, p. 41) a razão pode se beneficiar da fé porque esta pode ajudar a “ilustrar, esclarecer, explicar e defender os dogmas revelados”.

Já a fé pode servir para orientar a razão “seja negativamente, impedindo-a de incorrer em muitos erros, seja positivamente, indicando-lhe a direção correta que deverá seguir em determinados temas da reflexão racional”.  Ele acrescenta que os dois tipos de conhecimento (com base na fé e com base na razão) têm a mesma origem: Deus. E, para provar racionalmente a existência de Deus, ele desenvolve ‘as cinco vias da prova da existência de Deus’ que, segundo Marcondes (2002) consistem em:
1ª prova: O argumento do movimento Partindo da premissa de que tudo que se move é movido por outro ser, ao fazer uma retrospectiva, chegamos ao primeiro ser movente que não precisa de outro ser para movê-lo. Este ser movente é Deus.
2ª prova: A causa eficiente Para ele nada surge do nada e isto sendo verdade tudo é efeito de algo ou alguma coisa. Porém, se, novamente fizermos uma retrospectiva, chegaremos a primeira causa existente que não foi efeito de algo, ou seja,  Deus.
3ª prova: A causa eficiente Para ele nada surge do nada e isto sendo verdade tudo é efeito de algo ou alguma coisa. Porém, se, novamente fizermos uma retrospectiva, chegaremos a primeira causa existente que não foi efeito de algo, ou seja,  Deus.
4ª prova: A metafísica É conhecida, também, pelo termo ‘grau de perfeição’. Para o filósofo tudo possui qualidades em um grau maior ou menor. Desta forma, as qualidades das coisas são comparativas, ou seja, só podemos afirmar se uma coisa é boa ou ruim, se é melhor ou pior quando a comparamos com outra coisa. Por exemplo, para eu afirmar que uma coisa é boa, preciso compará-la com outra coisa. Assim sendo, chegamos a conclusão de que existe algo que possui o grau maior de qualidade, algo perfeito e que é nosso parâmetro máximo de comparação. Este ser perfeito é Deus.
5ª prova: O argumento teológico Parte do pressuposto de que existe uma ordem e uma finalidade no universo. Assim, as coisas não existem e acontecem a esmo porque, se isto fosse verdade, a vida seria um caos. Esta ordem não acontece do nada, é preciso uma inteligência ordenadora para organizar as coisas direcionando-as para a sua finalidade e esta inteligência é Deus.  Para melhor entendermos podemos fazer uma analogia com o ato de escrever: Para escrevermos uma carta, por exemplo, as letras não surgem do nada, é preciso colocá-las em uma sequência para que a finalidade da escrita aconteça e, para colocar em uma ordem, é preciso que alguém as ordene.

Embora estes argumentos não sejam isentos de questionamentos, a grande contribuição de São Tomás de Aquino está na forma inédita de analisar a existência de Deus que, até então, era feita com base na fé. São Tomás pautou seus estudos na demonstração da existência de Deus a partir da razão.

Neotomismo

Esta corrente surgiu no século XIX, e pode ser definida como uma filosofia doutrinária que objetiva analisar os problemas contemporâneos com base na filosofia tomista. Muitos consideram o neotomísmo como sendo o tomismo atualizado capaz de solucionar os problemas contemporâneos. O neotomísmo considera toda a filosofia moderna a partir da filosofia de Descartes um erro que causou a crise no mundo moderno porque estes estudos se afastavam do metafísico e espiritual. Assim como o tomismo, o neotomísmo também busca conciliar a razão com a teologia. Desta forma afirma que o homem é, por natureza, livre, social e dotado de inteligência e por isto é capaz e tem o direito de desenvolver os mecanismos necessários à sua sobrevivência e desenvolvimento humano e espiritual.

O neotomísmo visa restabelecer valores morais e a obediência aos princípios cristãos, como forma de assegurar as mínimas condições de bem-estar social. Entre estes filósofos destacam- se Jacques Maritian, na França. O Brasil teve Alceu Amoroso Lima, conhecido também, por Tristão de Ataíde como seu maior representante. A profissão de serviço social teve forte influência das filosofias tomistas e neotomistas uma vez que o assistente social é o responsável por planejar e colocar em ação políticas públicas e programas sociais voltados para o bem-estar coletivo.

Esta filosofia condena qualquer forma de governo que adote uma política que cause dano ao direito do ser humano a uma vida digna e tudo que ela acarreta: a liberdade, a saúde, o emprego e a habitação em prol de interesses do estado porque o Estado não pode se sobrepor ao ser humano.

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