domingo, 19 de abril de 2015

Internet, intranet e extranet

A intranet de uma empresa é uma rede privada que utiliza a mesma tecnologia da Internet (ou tecnologia semelhante) para conectar computadores, recursos e aplicações de uma rede, tornando-os disponíveis somente ao seu público interno. Uma intranet deve ser protegida por medidas de segurança como firewall, mecanismos para autenticação e controle de acesso, permitindo apenas que usuários autorizados possam fazer uso dos recursos disponíveis.
As principais diferenças entre a Internet e a intranet são relacionadas ao conteúdo (que é restrito na intranet e liberado na Internet). As empresas podem usar intranet para diversos fins, como:

  • ensino eletrônico;
  • repositório de dados;
  • TV corporativa;
  • comunicação instantânea (por texto ou voz);
  • divulgação de notícias;
  • gerenciamento de projetos;
  • conectar aplicativos;
  • etc. 

Já a extranet pode ser considerada como um ponto de conexão externo a uma intranet, ou seja, um ponto onde a intranet fica passível de acesso ao público externo (como clientes, fornecedores, parceiros comerciais etc.). O acesso da extranet também deve ser controlado. Afinal, se não fosse assim e o acesso fosse público, estaríamos falando da Internet! As extranet fornecem recursos até parecidos com os das intranet, como troca de informações, ensino eletrônico, transmissão de dados, comunicação instantânea, dentre outros.  Quando uma empresa conecta sua intranet à intranet de outra empresa, podemos dizer que há a formação de uma extranet (claro, se a conexão for com o fim de prover os recursos citados e, ainda, com a devida proteção – se for pública, não faz sentido chamá-la de extranet).

Em geral, a conexão para uma extranet exige a chamada rede privada virtual (VPN: Virtual Private Network). Em uma VPN, a conexão entre os elementos computacionais é protegida. Assim, você pode  trafegar dados sobre a infraestrutura pública da Internet protegendo-os com mecanismos de criptografia. Mesmo que algum “intruso” tente observar os dados, estes estarão “embaralhados” de maneira que não farão nenhum sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário